Prefeitura Municipal divulga Campanha de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e do Departamento de Meio Ambiente, iniciou a divulgação Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para o ano de 2022.

Segundo Vagner Meira Teixeira, o objetivo da Campanha é orientar os produtores rurais sobre a importância e devolução correta das embalagens vazias de agrotóxicos, em especial, das propriedades da Agricultura Familiar. De acordo com a Lei Federal nº 9.974, de 2000, a devolução de embalagens de agrotóxicos vazias é obrigatória pelo produtor rural no prazo de até 01 ano, e o seu descarte irregular é considerado crime ambiental.

Para auxiliar os pequenos agricultores, a Prefeitura Municipal e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), através da Central de Coleta de Mirassol D´Oeste, realizará o Recolhimento Itinerante (RI) nos dias 20 e 21 de novembro, a ser realizado no Parque de Exposições Manoel Paulino. A ação contará com o apoio das lojas agropecuárias, INDEA, EMPAER, e Sindicato Rural, UniBras Faculdade Quatro Marcos, CMDRS, CMEA, COOPERMARCOS e Associações Rurais do município.

O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que compõem o Sistema Campo Limpo (SCL), que visa promover a logística reversa dessas embalagens vazias por meio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, fabricantes, e apoio do poder público.

Além, da divulgação da campanha no site institucional e redes sociais, vídeos, áudios, programas de rádios, telefonemas e palestras, o órgão municipal, fará o transporte das embalagens vazias coletadas até a Central de Recebimento de Embalagens, localizada no município de Mirassol D´Oeste, nos dias do RI.